Conheça A História e Os Modelos Da Linha Galaxy da Samsung

The-History-and-Models-of-the-Samsung-Galaxy-Line

A Samsung é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Principalmente quando se trata do mercado de celulares, um dos que mais gera lucro atualmente. Hoje, ela é concorrente direta da Apple, trabalhando com o sistema operacional do Google, o Android, que gerou muitas facilidades e ampliou seu público, provando que ela sabe lidar com inovações tecnológicas. E uma das linhas responsáveis por tamanho sucesso é a linha Galaxy de Smartphones. O primeiro modelo lançado foi o Galaxy i7500, pioneiro do sistema Android. Porém, o modelo não fez muito sucesso, e na época, empresas como Motorola e HTC estavam lançando produtos mais acessíveis. Mas em 2010, um novo modelo estava prestes a mudar a vida da empresa.

Galaxy S

A Samsung persistiu e lançou em março de 2010 esse modelo que se tornaria um enorme sucesso. Ele é o celular mais barato lançando pela empresa que continha o sistema Android 2.1. O aparelho foi lançado com objetivo de concorrer com o iPhone 3G, e apresentava uma tela de 4 polegadas, sendo superior ao iPhone 3G, além de um hardware superior e uma câmera de 5M. O modelo vendeu cerca de 24 milhões de aparelhos e ainda teve dois novos estilos lançados (Galaxy S Plus i9001 e Samsung Galaxy S Advance i9070) com uma diferença na qualidade de processamento.

Galaxy S2

Com o sucesso do Galaxy S, em abril de 2012 a empresa lançou o Galaxy S2, com um hardware mais avançado e uma melhora no design. Sua tela super AMOLED aumentou para 4,3 polegadas, sendo um tamanho bastante incomum para época. A batalha com a Apple continuou e a Samsung resolveu investir no 4G para esse aparelho, enquanto a concorrência continuava com o 3G. Mas a grande vantagem do S2 em relação aos iPhones da época, era o processador Qualcomm Snapdragon com dual-core 1,5 GHz. Porém, a principal crítica desse modelo ainda estava em seu Android 2.3, versão com pouca fluidez.

Galaxy S3

Lançado em 2013, esse modelo foi responsável por colocar Samsung entre as empresas mais renomadas na área de tecnologia.  O hardware era extremamente poderoso para a época e o design muito diferenciado dos modelos anteriores. Foram lançados dois modelos: um com o chip Snapdragon S4 com dois núcleos 1,5Hz e 2GB de Ram, e outro de 4 núcleos com Exynos com 1GB de RAM e rodando através de 1,4 GHz. Foi com esses dois aparelhos, que a Samsung iniciou um novo mercado, aumentando a performance de seus chips. O software trabalhava com diversos recursos de sensores, sendo um deles o S-Voice, assistente de voz semelhante à Siri da Apple. O Galaxy S3 fez tanto sucesso que a empresa ganhou o prêmio de melhor Smartphone do ano na premiação Global Mobile Awards.

Galaxy S4

Em abril de 2013, a Samsung lançou o Galaxy S4, com um processador mais potente, uma tela maior, de 5 polegadas, e novas funcionalidades. Porém, com o medo de arriscar muito e perder o sucesso obtido pelo modelo anterior, o novo aparelho não apresentou muitas inovações tecnológicas.  As maiores qualidades eram uma câmera com maior definição e uma capacidade de armazenamento maior. Mas como O S3 foi um sucesso de inovação, as expectativas para esse modelo estavam altas.

Foram lançados dois modelos: o S4 I9500, que vinha com o processador Exynos com oito núcleos e rodando a 1,6GHz. E o S4 I9505, contendo o chip Qualcomm Snapdragon 600 rodando a 1,9 GHz.  O maior problema do lançamento do S4, estava nas empresas concorrentes, que estavam aprendendo e, mesmo não tendo o sucesso da Samsung, já chegavam a incomodar com novos aparelhos.

Galaxy S5

Não fazendo muito sucesso, o modelo parecia mais uma releitura da versão anterior com algumas poucas novidades. Sua capacidade de processamento era maior, com com quatro núcleos a 2,5GHz, a bateria durava mais tempo e a tela era um pouco maior, mas as inovações não iam muito além disso.

A Samsung também sofreu bastante nesse lançamento por causa de suas concorrentes, que já tinha aprendido como fazer aparelhos inovadores. O que gerou um impacto enorme em suas vendas, sendo o primeiro aparelho que vendeu menos do que a geração anterior.

Galaxy S6

Com um design mais moderno, dessa vez a Samsung resolveu investir em um processador de fabricação própria, o Exynos 7420, rodando com quatro núcleos em 1.5 GHz e outros quatro núcleos em 2.1 GHz. A tela é de 5,1 polegadas e o Android está bem mais rápido, não travando graças aos oitos núcleos do processador. Dentre as principais novidades, estão um sensor de impressões digitais e um app chamado “Gerenciador Inteligente”, que limpa a memória RAM e mostra o quanto aparelho está consumindo. O aparelho fez muito sucesso, tendo uma recepção muito mais positiva do que o S5.

Galaxy S7

É uma versão melhorada do S6. O processador está mais potente, há uma nova entrada para cartão de memória, o design sofreu algumas alterações e a bateria dura mais tempo.  Sua espessura está maior, indo na contramão do mercado e o Android permanece em sua versão 6.0, sem grandes mudanças. Mesmo com as inovações, o aparelho não fez o sucesso esperado.

A próxima geração

O Galaxy S8 está prestes a ser lançado, e promete trazer muitas inovações em relação ao modelo anterior. Provavelmente serão lançadas duas versões com tamanhos de telas diferentes, o sistema operacional será o Android Nougat, e o processador o Snapdragon 835, deixando-o cerca de 11% mais rápido que o Galaxy S7

Comentários desativados em Conheça A História e Os Modelos Da Linha Galaxy da Samsung

Filed under My Blog

Galaxy S4 X Galaxy S3: As Vantagens e Desvantagens

Clarissa de Mattos Silva

O Galaxy S3 foi lançado no mercado de aparelhos celulares em meio a altas expectativas. O modelo, que prometia superar seu antecessor, o Galaxy S2, trouxe diversos aperfeiçoamentos aos usuários. Esse fator foi responsável por garantir o sucesso das vendas da Samsung na época.

Uma das maiores vantagens do smartphone é sua estrutura, que garante a reprodução de vídeos e visualização de fotos em alta qualidade. Com 4,8 polegadas, a tela do Galaxy S3 foi produzida com a tecnologia Super Amoled, exclusiva da Samsung, garantindo excelência em seus 1280×720 megapixels de resolução.

Além da composição da tela, o processador embutido nos modelos do S3 é superior aos demais. Esse telefone possui um chip de quatro núcleos. Com ele, os programas são rodados mais rapidamente e com maior fluidez. Para quem gosta de jogar nos aplicativos do celular, por exemplo, essa é uma característica interessante.

Seu antecessor, o Galaxy S2, não garantia um bom desempenho de jogos, como é visto no modelo em questão. A inovação foi uma das principais motivadoras do aumento nas vendas da empresa. Isso ocorreu, pois a Samsung conseguiu contato com um púbico exclusivo de “jogadores”.

Voltando às funcionalidades, podemos citar também a qualidade da câmera. Os oito megapixels embutidos no S3 são suficientes para seu público alvo. Apesar de existirem celulares com mais megapixels no mercado, a Samsung compensou essa insuficiência com seus softwares.

Desse modo, a câmera inclui um foco regulável, além de uma série de acessórios que atraem usuários: filtros embutidos, sistemas de reconhecimento facial e captura de fotos em sequência automática. Isso é importante para quem procura um aparelho com boas imagens, mas que não gaste tanto espaço com funções relacionadas à câmera.

Galaxy S4: complementações no modelo

            O Samsung Galaxy S4 foi apresentado oficialmente como sucessor do modelo S3, em um período de menos de um ano após o lançamento de seu antecessor. Prometendo melhorias funcionais e de design, o item chegou aos mercados com preços acessíveis e atualizações.

            Algumas diferenças entre os dois modelos chamam a atenção. A maioria dos elementos de maior qualidade no S3, já discutidos aqui, foram superados por sua evolução. Podemos nos focar no desempenho da tela, da câmera e do software, que aliadas a um novo design, pretendiam superar todos os celulares já produzidos pela linha Galaxy.

            A maior diferença entre os dois modelos está na tela. O Galaxy S4 continuou utilizando a tecnologia exclusiva Super Amoled para dar maior resolução às imagens. Porém, algumas complementações foram feitas para que passássemos de uma resolução HD para uma Full HD.

Os pixels por polegada estão em maior quantidade nas telas de cinco polegadas do S4, que são um pouco maiores em relação ao seu precursor. Isso é benéfico principalmente para o usuário que procura celulares com vídeos de maior qualidade.

A câmera do Galaxy S3 já era suficiente para as demandas do público, como vimos. Porém, a Samsung decidiu incrementá-la para tornar o dispositivo mais competitivo no mercado de smartphones, que continham, na época, aparelhos de cerca de 12 megapixels.

A empresa deu um salto no desempenho das câmeras, que passaram a ter 13 megapixels. As fotos também são mais detalhadas por conta do modo HDR, que produz imagens maiores e em melhor resolução. Essa opção já existia no modelo antigo, mas ficou mais útil aliada à grande quantidade de megapixels.

Talvez a mudança que produz mais impacto no público seja no software. O modelo antecessor já possuía muitas funcionalidades que tornavam o aparelho interativo. Os movimentos personalizados são um exemplo disso.

Se você quiser telefonar para a pessoa com quem está trocando mensagens, basta levar o aparelho ao ouvido com o chat aberto. Se quiser pausar um vídeo, você pode cobrir a tela com a mão ou virar seu celular para baixo. São funções desse tipo que aproximam e ajudam o usuário.

Um salto na capacidade de interação com o usuário

O novo modelo inaugurou mais utilidades que possibilitam uma interação sem precisarmos tocar na tela. O Smart Scroll e o Smart Pause são exemplos que ganharam destaque na semana de lançamento do S4.

O Smart Pause consiste em uma tecnologia que detecta o movimento dos olhos do usuário. A partir disso, o aparelho pode realizar tarefas como pausar vídeos caso você tire seus olhos da tela. Ao retornar, ele volta a ser reproduzido normalmente.

O Smart Scroll tem um desempenho parecido. Ele percebe para onde nossos olhos está apontando enquanto lemos algo pela tela do celular. Desse modo, quando estivermos olhando para o final da página, a barra que rolamos para ler o restante do material rola sozinha para baixo, mostrando as outras porções do texto.

Apesar de não serem inovadoras no quesito tecnológico, pois já existiam em câmeras digitais, as funções automáticas tornam cada vez mais fácil mexer na interface, e nos poupam de alguns movimentos desnecessários.

Outra funcionalidade introduzida pelo S4 é o aplicativo WatchOn, que exibe conteúdos da televisão no dispositivo. O aspecto mais importante dessa tecnologia está na integração com outros aparelhos da Samsung, como as próprias televisões ou tablets.

Se quiser, você pode começar a assistir um programa no tablet, continuar na televisão e acabar em seu celular. Você pode também navegar por canais de TV, verificar programações e utilizar seu 3G para assisti-las.

Pensando nessa associação entre diferentes plataformas, a Samsung inaugurou mais uma função no aplicativo WatchOn, chamado de SmartHub. Esse recurso faz uma lista de recomendações a partir do perfil do usuário. Tudo que você assiste pelo dispositivo móvel é utilizado para descobrir gêneros de filmes e programas que te agradarão.

Vale a pena optar pelo modelo mais recente?

Afinal, qual dos modelos é mais vantajoso? O Galaxy S4, apesar de trazer claras melhoras no aparelho, traz um preço maior que o Galaxy S3. Atualmente, são cerca de 200 reais de diferença. Devemos lembrar também que o software em questão, Android 5.0, pode ser atualizado em qualquer aparelho, mesmo que rode com menos precisão.

O novo modelo trouxe, na época do lançamento, uma desvantagem em relação ao seu precursor: a variedade de cores era menor. Porém, com o passar do tempo foram desenvolvidos novos acabamentos, ao passo que temos muitas cores atualmente.

Não há mais desvantagens que devam ser citadas em relação ao Galaxy S4. Por isso, se você planeja investir um valor a mais para obter um retorno melhor – principalmente em relação ao desempenho da câmera e à qualidade do conteúdo multimídia – vale optar por esse dispositivo.

Comentários desativados em Galaxy S4 X Galaxy S3: As Vantagens e Desvantagens

Filed under My Blog