A sua última visita foi em 25 Out 2014, 11:23

Bem-vindo: 25 Out 2014, 11:23

[TUTORIAL] Como fazer root no Galaxy S III

Lançamentos, Informações e Ajuda de Sistemas Modificados do Galaxy S III

Moderador: BrunoAbud

Rafael
Administrador

[TUTORIAL] Como fazer root no Galaxy S III

Mensagempor Rafael » 22 Jun 2012, 10:03

TÓPICO EDITADO E UNIFICADO.

OBJETIVO: organização e facilidade para os usuários.
ESCLARECIMENTO: o tópico original havia sido elaborado pelo administrado do Fórum, Rafael. E por haver dois tópicos semelhantes, unifiquei ambos e mantive o texto original do usuário Bonner, pois este estava com os arquivos mais atuais.
AUTORIA: BrunoAbud

____________________________________________________________________________________________________________________________

Quer rootear seu aparelho? Siga a risca o procedimento abaixo e assim não haverá risco de danificar o seu aparelho.

Vale lembrar que este procedimento é feito especialmente para o modelo internacional GT-i9300. Caso seu aparelho não seja esse, não faça o procedimento (vide final do post para mais informações a respeito de outros modelos do S3).

Então vamos ao procedimento. Para rootear o GT-i9300, você precisa desses dois arquivos:
DOWNLOAD CF-ROOT v6.4
DOWNLOAD ODIN v1.85

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE E FUNDAMENTAL: tenha os drivers da Samsung instalado no Computador. Ao instalar o Kies, ele faz isso para você. Porém, durante o procedimento de root, não deixe o Kies aberto.

PROCEDIMENTO PARA ROOT:

1) Abra o arquivo CF-ROOT v6.4. Ele virá na extensão .zip. Extraia o arquivo para ele se tornar extensão .tar

2) Desligue o aparelho, coloque em Download Mode (pressione os botões VOLUME DOWN, HOME e POWER juntos) e espere aparecer a imagem abaixo.

Imagem

3) Quando estiver na tela acima, pressione somente VOLUME UP que o telefone irá para a imagem abaixo.

Imagem

3.1) Conecte o celular no USB do computador.

4) Extraia o arquivo .zip ODIN v1.85 em alguma pasta. Execute o arquivo .exe ODIN v1.85 como Administrador (clique com o botão direito do mouse e escolha esta opção).

5) Ao abrir o Odin, ele deverá ficar parecido com a próxima imagem abaixo. Isso significa que os drivers do S3 estão instalados corretamente no computador. Mas não se preocupe com o número da porta, pois pode variar.

5.1) Clique em PDA e procure pelo arquivo CF-root-SGS3-v6.4.tar que descompactou do .zip CF-ROOT v6.4.

Nesta etapa devemos nos certificar de três pontos importantes:
- drivers do celular instalador corretamente;
- clicar em PDA;
- utilizar o arquivo na extensão .tar.

Feito isso, a imagem deve ficar bem parecida com esta.

Imagem

6) Deixe somente as caixas AUTO REBOOT e F. RESET TIME marcadas.

7) Clique em START e espere o aparelho reiniciar.

8) Pronto. Seu celular está rooteado. Você perceberá a existência de dois novos aplicativos: SUPERSU e CWM. Não se preocupe com eles.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CF-ROOT v6.4: ao fazer este procedimento, além de conseguir acesso para superusuário (acesso root), você sai com o recovery ClockWorkMod (CWM), perfeito para flashear custom rom.

Créditos do Tutorial: Fórum BrasilDroid.
Crédito do Post: Cristiano Matos.
Adaptação: Bonner e BrunoAbud.
Seleção de imagens: Bonner.
Edição de texto: BrunoAbud.

OBSERVAÇÃO: Nosso fórum já achou o tutorial de root para rootear o modelo do S3 SGH-T999 (T-Mobile), feito pelo XDA.
Segue link: [Root] How to Root T-Mobile Galaxy S3 SGH-T999

Também já existe no fórum o tutorial de root para o modelo 4G GT-I9305
Segue Link : [TUTORIAL][GT-I9305] Como fazer root no Galaxy S3 LTE 4G

FAQ

01) O que é ´fazer root´?
R: Root (raiz, em inglês), significa conceder acesso de administrador (ou superuser – SU) ao sistema. Com esse acesso, é possível ter controle total e realizar alterações no funcionamento do Android.

02) Porque fazer root?
R: Por inúmeras razões, como por exemplo: poder customizar seu aparelho além das limitações impostas pela Samsung e operadoras, ter acesso completo ao sistema de arquivos (permitindo fazer backups mais completos, remoção de arquivos/apps indesejados, recuperar arquivos deletados), alteração na velocidade do clock, alteração na voltagem, aumentar a amplitude de sistemas anti-roubo e anti-vírus etc.

03) O que eu perco fazendo root?
R: Em primeiro lugar, a garantia (que pode ser recuperada depois, veja mais adiante). Em segundo lugar, é um pouco mais complicado realizar atualizações oficiais automáticas (via FOTA ou Kies) - mas o celular poderá atualizar sem problemas manualmente. Por último, uma vez realizado o root, você estará se permitindo anular restrições impostas pelo Android/Samsung/Operadora, o que acarretará também em se livrar de proteções naturais do sistema contra alguma besteira que você possa voluntariamente fazer.

04) Este procedimento vale para qualquer modelo de GS3?
R: Não! O procedimento é escrito especificamente para o GT-I9300. Para cada modelo alternativo (SHV-E210, SGH-T999, SGH-I747, SGH-N064, SCH-R530, SCH-I535, SPH-L710, GT-I9305, GT-I9308) existe um arquivo/procedimento diferente. Se não encontrar link para root do seu modelo no post acima, procure no fórum do XDA o procedimento correto. Seguir adiante com o arquivo de root incorreto pode brickar permanentemente seu GS3!

05) Quanto tempo demora o procedimento?
R: Talvez uns 10 segundos.

06) E se der problema e eu brickar meu celular novinho e caro?
R: Prossiga por sua própria conta e risco! Nem eu e nem o Fórum Galaxy S3 Brasil somos responsáveis por quaisquer alterações que você faça no seu smartphone.

07) Quais os riscos no processo de root?
R: Se você ler cautelosamente cada linha escrita aqui nesta FAQ, no passo-a-passo acima e seguir os procedimentos corretamente, ZERO.

08) Instalei o Kies, mas meu GS3 ainda não conversa com meu PC.
R: Aguarde um minuto, muitas vezes o Windows ainda está atualizando os drivers. Lembre-se de destravar a tela de bloqueio - se você utilizar uma - ao conectar o cabo USB. Se não for reconhecido, desconecte o cabo USB, aguarde 10 segundos e conecte-o novamente. Talvez conectar em uma outra porta USB possa ajudá-lo. Se ainda assim o Kies não o reconhecer, seus drivers não estão instalados adequadamente. Deinstale o Kies completamente, reinicie o computador e reinstale-o. Mais informações neste tópico.

09) Preciso fazer backup? Como fazê-lo?
R: O processo de root é altamente seguro e não alterará nada em seus apps, dados, configurações. Mas, como sempre, aconselha-se a fazer backup por medida de segurança. Existem diversos tópicos que ensinam a fazer backup aqui no fórum, utilize a lupa (search) e divirta-se com a leitura! Existe um videotutorial do Fera ensinando a realizar backup utilizando o Titanium Backup, entre aqui se quiser dar uma olhada! Outra alternativa é utilizar a cópia de segurança do próprio Kies (que não é o mesmo nível de backup do TB, mas é o suficiente para copiar os contatos, calendário, tarefas, mensagens, S Memo, registro de chamadas, aplicações, músicas, fotos, vídeos, preferências, toques, configurações de rede e informações da conta de e-mail).

10) Preciso apagar meus dados, fazer wipe ou factory reset?
R: Não precisa fazer nenhum wipe para executar o procedimento de root.

11) Este é o único procedimento para root que existe?
R: Não! Mas este é o mais amplamente aceito entre usuários do modelo GT-I9300. Se você preferir utilizar outro procedimento para root, por favor procure suporte do desenvolvedor específico. E este procedimento vale para todas as versões de Android lançadas até o momento (da Ice Cream Sandwich v4.0.4 à Jelly Bean v4.1.2).

12) Está dando erro de arquivo no procedimento, e agora?
R: Verifique se o Kies está fechado antes de começar. Se o problema persistir, baixe novamente o arquivo original do post e certifique-se de que está extraindo todo o conteúdo de dentro de CF-Root-SGS3-v6.4.ZIP para uma pasta qualquer. Este zip irá gerar o arquivo CF-Root-SGS3-v6.4.TAR - não descompacte este arquivo, é para ele que você vai apontar quando clicar no botão PDA durante o processo.

13) Fiz o root, e agora?
R: A partir de agora, cada app que você entrar pela primeira vez (e que precise deste acesso especial) irá te pedir esta permissão. Uma vez dada esta permissão, o aplicativo não o importunará mais com isso.

14) Quais os cuidados após o processo de root?
R: Atenção redobrada aos apps que pedem acesso administrativo e evitar fazer uma caca gigante (como apagar arquivos do sistema, por exemplo), porque a partir deste ponto o celular vai obedecer a todos os seus comandos, mesmo os que não façam sentido algum.

15) Como eu confirmo se meu GS3 realizou root com sucesso?
R: Você irá notar um novo app acrescido à sua lista, ´SuperSU´. Ele é quem controla quais apps terão acesso privilegiado no sistema.

16) Se eu trocar de stock ROM, perco o root?
R: Sim, toda a troca de stock ROM (manual ou automática) anula os privilégios do root. Atente para um detalhe: você perderá o privilégio administrativo mas o contador (flash count) não voltará para zero, ou seja, somente flash de ROM não volta o celular ao estado original de fábrica.

17) E como eu faço para reverter o root de fato?
R: É possível voltar ao estado original desfazendo o root utilizando o procedimento deste tópico. Além do flash de ROM você utilizará um app chamado Triangle Away para zerar o contador.

18) O que é o CWM?
R: CWM é sigla para ClockWorkMod, um aplicativo que substitui o modo Recovery nativo do Android. Ele é automaticamente injetado se você utilizar o procedimento descrito acima (o que é muito bem vindo!) utilizando o arquivo do ChainFire. Além do CWM Recovery, ele também irá criar um app na sua lista chamado CWM Manager (que poderá se solenemente ignorado).

19) Eu quero usar uma custom ROM, posso fazer root nela?
R: Leia as informações do desenvolvedor. Custom ROMs normalmente já vem com root incluso.

20) Este procedimento vai alterar o consumo da minha bateria ou performance do aparelho?
R: Não. Ele só vai fazer o que ele diz que faz. Não há alterações no comportamento do GS3 após o root.

21) Já tentei o processo umas 3 vezes e continua dando falha, mesmo com os drivers corretamente instalados.
R: Tente utilizar uma versão diferente de Odin. A versão original (e ainda em uso) do desenvolvedor é essa listada no começo do post (v1.85) mas existem disponíveis outras versões na net, como a v3.04 ou v3.07 que também funcionam muito bem.

22) Não estou tendo sucesso fazendo este procedimento! Porque não consigo mandar uma MP (Mensagem Privada) para você pedindo ajuda?
R: Porque isso é um fórum para debater ideias, não é assistência técnica gratuita. Exponha seu problema neste tópico que alguém virá te ajudar!

23) Tenho mil perguntas que não estão aqui nessa FAQ!
R: Então faça-as aqui! E responderemos assim que pudermos, incorporando novas perguntas/respostas no post original! Porém, não esqueça que o fórum tem milhares de posts já respondidos e dezenas de tutoriais disponíveis! Tenha bom senso, procure pela informação antes de postar a dúvida! Se tiver dúvidas em como pesquisar aqui no fórum, dê uma olhada neste tópico de boas-vindas a novos membros. :D
ROM: Omega v31 Jelly Bean
Não tenho como responder duvidas por PM
Evite criar tópicos duplicados! Sempre pesquise antes de postar!
- Iniciante no Android ? Leia nossa FAQ
- Quer ir direto ao assunto ? Leia nosso Índice!
- Duvidas referentes a problemas no site informe aqui o problema para eu poder resolver: Contato com Administração
- Duvidas Sobre seu Aparelho use este tópico: Duvidas e Problemas com aparelho
- Duvidas com Aplicativos, Customização ou Problemas de Software use aqui: Dicas, Temas e Apps Variados

Cridinho
Usuário

Re: [Tutorial] Como Fazer Root no Galaxy S III

Mensagempor Cridinho » 22 Jun 2012, 10:10

PARABÉNS... OTIMO!!!!

MUITO GRATO!
Samsung Galaxy S3 ->Android 4.1.1 Jelly Bean

RenanVilela
Usuário

Mensagempor RenanVilela » 22 Jun 2012, 10:12

Show de bola, grato aí pela ajuda....

BrunoAbud
Usuário

Mensagempor BrunoAbud » 22 Jun 2012, 11:40

Eu já havia feito o root no meu aparelho, mas esse tutorial ficou show, muito bom mesmo.. muito bem detalhado, parabéns!
A única diferença foi que fiz root com o CF-ROOT v6.3 e não com a v6.1.
Iniciante no Android? Leia nossa FAQ.
Não se familiarizou com os termos? Leia nosso Mini Dicionário Android.
Quer ir direto ao assunto? Leia nossoÍNDICE.

Não respondo MP; compartilhe sua dúvida

pedrohp
Usuário

Mensagempor pedrohp » 23 Jun 2012, 14:09

Rafael, Você sabe dizer a diferença entre o método CFRoot e o aplicado no SGS3 Toolkit (no XDA)?

RTrannin
Usuário

Mensagempor RTrannin » 23 Jun 2012, 22:09

É só a versão do cfroot que é mais atual. Ela está sempre passando por atualizações. Uso o root pelo cfroot desde o meu S2.

pedrohp
Usuário

Mensagempor pedrohp » 23 Jun 2012, 22:14

Fiz o meu Root instalando o SuperSU diretamente pelo CWM, que eu ja tinha instalado pelo SGS3 Toolkit.

Rafael
Administrador

Mensagempor Rafael » 23 Jun 2012, 22:58

pedrohp escreveu:Fiz o meu Root instalando o SuperSU diretamente pelo CWM, que eu ja tinha instalado pelo SGS3 Toolkit.

O toolkit é mais atual e mais completo. este modelo que eu fiz ai em cima sai logo que lançou o S3.

Eu mesmo uso o toolkit, vou montar um tutorial dele logo logo, isto se ninguém fizer antes
ROM: Omega v31 Jelly Bean
Não tenho como responder duvidas por PM
Evite criar tópicos duplicados! Sempre pesquise antes de postar!
- Iniciante no Android ? Leia nossa FAQ
- Quer ir direto ao assunto ? Leia nosso Índice!
- Duvidas referentes a problemas no site informe aqui o problema para eu poder resolver: Contato com Administração
- Duvidas Sobre seu Aparelho use este tópico: Duvidas e Problemas com aparelho
- Duvidas com Aplicativos, Customização ou Problemas de Software use aqui: Dicas, Temas e Apps Variados

Próximo

Topic Tags

Sou novo aqui, gostaria de fazer o root pelo tutorial. Posso seguir os passos? Estou com a versao 4.1.2

Voltar para Desenvolvimento & ROMs Modificadas