Principais tipos de códigos de barras

Veja exemplos dos principais Códigos de Barras

Código de Barras EAN EAN/UPC

Código EAN/UPC é específico para PDV (Ponto de Venda) por sua facilidade e simplicidade. O Padrão EAN possuí 13 dígitos enquanto UPC contém 12.

Código de Barras GS1 DataBar GS1 DataBar

Menores que os EAN/UPC esse padrão além de um formato mais reduzido consegue armazenar mais informações pois possui “dois” códigos um em cima do outro. Largamente utilizado em hortifruti por conseguir codificar a validade e por seu tamanho pode ser o código ideal para quem busca mais informações em um pequeno espaço.

Código de Barras GS1-128 GS1-128

Aprimoramento dos códigos EAN/UPC além de decodificação numérica conta também com alfanumérica e assim, consegue abranger mais informações para seus produtos. Automatizando ainda mais seu comércio.

Código de Barras ITF-14 ITF-14

Conhecido também como Intercalado 2 de 5 utilizado em algum produtos mas visto especialmente em boletos bancários. O tamanho de código depende do tanto de informação. A Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) estabeleceu que para os boletos bancários esse código deverá ter 44 digitos mais verificadores, tornando assim um código mais largo que nos produtos.

Código de Barras 2D DataMatrix DataMatrix

Tecnologia Bidimensional (2D) consegue amarzenar mais informações que os padrões unidimensional (1D) tanto numérica quando alfanumérica com um tamanho mais reduzido. Diferente dos outros códigos é obrigatório o uso de leitores e sistema com decodificação 2D.

Código de Barras 2D QR Code QR Code

O código de barras da família 2D mais conhecido hoje em dia consegue armazenar até 4.396 caracteres automatizando ainda mais seu processo logistico. Amplamente utilizado no mercado assim como em farmácias para o controle de medicamentos (Validade, Fabricação, Transporte e etc). Assim como o Datamatrix para realização da leitura desse código é necessário tanto leitor quanto software que realize a decodificação 2D.

Processo de Leitura 

Os tipos de códigos de barras é feita por um Leitor de Código de Barras, que pode ser no formato Pistola, Fixo (igual aos dos mercados) e de Mesa com uma Fenda (onde o papel passará na fenda para a leitura). A obtenção do melhor leitor irá depender de diversos fatores como tipo do comércio, densidade de leitura, capacidade de codificação, velocidade e etc.

A decodificação de um código é feita quando o leitor inscide sobre o código um laser, lendo assim as informações estruturais do código de barras. Após isso, o leitor irá transformar a representação gráfica em numérica, esta que será necessaria para dar entrada no sistema. Um código de barras assim como os EAN/UPC possuí uma estrutura formada basicamente de 4 etapas, assim como indicado abaixo:

  • Barra Escura – Responsável por absorver a luz (Espaçamento entre a informação refletida)
  • Barra Clara  – Quando incide a luz do laser será refletida para o leitor mostrando seu posicionamento e sua largura.
  • Separadores – Indicam as extremidades do código e o sentido de leitura.
  • Módulos – É uma espécie de unidade mínima do código. Trata-se do elemento mais estreito – tudo o que compõe o código de barras será múltiplo de seu tamanho.

Além disso, os códigos também são compostos de caracteres (cada letra ou número codificado), densidade (relação entre módulos e caracteres) e os sinais de enquadramento (área retangular com todos os elementos do código) tudo isso dependendo do tipo de código de barras utilizado.

Comentários desativados em Principais tipos de códigos de barras

Filed under My Blog

Comments are closed.